A recta da meta, feita com o acelerador a fundo e com o corpo alinhado com o vento, de maneira a gerar o mínimo de atrito. A travagem é feita com a perfeição inerente a um campeão que aprendeu a triunfar muito precocemente e é sem surpresa que a abordagem da recta interior é feita com a imaginação tirada de um reconhecimento precoce feito numa qualquer PlayStation. O vento não é um obstáculo mas apenas uma presença natural de que o campeão sabe beneficiar. Porque sempre se manteve perto da natureza talvez tenha criado laços de amizade que lhe permitem voar numa competição em que as rodas são construídas para se colarem ao solo e dele extrair o máximo de tracção…quando voltou a cruzar a recta da meta, e fruto de toda a mestria colocada em pista, ele sabia que o primeiro lugar do pódio era seu – fruto de uma ligação que ele não saberia descrever excepto através da repetição constante da palavra “electrizante”. O segredo consiste em tornar cada volta ao circuito tão emocionante – ou superior – quanto a inicial. Um desafio fácil para nós.
A sorte que foi a chegada da água por volta das 16:15….até aí eu arriscava-me a ser um cavalo de odores disfarçado com quantidades militares de desodorizante! O receio seguinte era saber se o cilindro tinha água quente ou se, por outro lado, eu teria que aguardar até que a água quente estivesse disponível. Os deuses da água quente estavam connosco e, com doses de água comparáveis às actuais cheias da Nova Gales do Sul, foi possível remover a película de desodorizante que, por precaução já estava colocada e havia de ser complementada por uma segunda “demão” de maneira a evitar a presença de moscas em volta de um corpo que, apesar de vivo, fedia. O chuveiro é realmente fabuloso e o homem que saiu era um ser racional, humano, com vapor a afastar-se do corpo e com um sorriso – idiota porque feliz – pelo simples facto de, naquele momento, ele se saber consciente e pronto para ela.
Foram doze os quilómetros hoje mas, por entre tantas saídas e passeios, estimo uns quinze quilómetros como total do dia – neste momento é mais valioso para mim fazer os quilómetros propostos (5 de manhã e 5 de tarde) a tentar somar tudo – numa corrida neurótica para saber todo e qualquer detalhe dos meus passeios que retira todo o prazer ao simples passeio que, assim que adquire a designação de “simples”, torna tudo mais apetecível.
Duas pessoas que até se podem amar – 23/3/2021
