Se é verdade que tudo começou com o velhinho 720701, e que a ligação ao ponto de acesso do Porto era feita somente de madrugada, também é verdade que os NUIs ajudavam a poupar dinheiro. Nos primeiros tempos de internet o poupar era fundamental pois cada impulso custava cerca de 8 escudos e, tudo somado, dava uns belos 50 contos de telefone.
Ser early adopter tem destas coisas…a internet começava por ser um primeiro acesso a Stanford, para download do browser, ferramentas de FTP, Gopher, Telnet, etc…só posteriormente podia aceder ao que quer que fosse. Os impulsos sempre a somar, numa conta telefónica astronómica! Foi então que as linhas digitais surgiram em Espinho….Tentar convencer os meus pais a trocar um número de telefone com mais idade do que eu era um acto ousado mas lá consegui trocar para um 731xxxx que ainda hoje perdura!
O filtro da linha analógica foi para o lixo, a nova linha funcionava com 0’s (desligado) e 1’s (ligado) e o número de erros no tráfego desapareceu por completo! Ligado ao mesmo ponto de acesso do Porto eu conseguia agora velocidades dignas de linhas RDIS ao preço de uma linha normal. Eram outros tempos e, muito provavelmente a linha analógica achará que os impulsos são mais importantes do que os 0’s e 1’s mas eu, enquanto ser emocionalmente radical, prefiro a evolução ao saudosismo.
Um brinde à vida! – 8/12/2020 (o último dia dos quarentas)