Táxis…

Deve haver milhões de histórias de taxistas que, por falta de jeito, tempo ou memória, ficam por contar. Esta aconteceu-me e ainda sorrio quando me lembro dos detalhes…

Tendo acordado tarde havia só uma maneira de chegar ao emprego a horas…o táxi! Os táxis aqui têm uma corrida mínima de EUR 3,50 e só mesmo em grandes distâncias ultrapassamos esse valor.

Assim, e jogando pelo seguro, abri a aplicação Taxibeat (que aconselho a todos) e chamei o taxista que falava inglês que mais perto de mim se encontrava. Passados os 4 minutos que a aplicação indicava eis que surge o taxista no seu Mercedes sem a grelha da frente mas com os vidros fechados (bom sinal…o gajo vem com o ar condicionado ligado). Entrei e falamos do trivial de onde vens? Portugal. O Fernando Santos é o maior…aprendeu aqui e etc…

A dada altura da conversa amigável que decorria, após ele me ter perguntado o que eu achava dos espanhóis e eu ter respondido que tinha a mesma opinião que eles tinham dos turcos, a conversa descambou pelas agruras de conquistas passadas!

Vamos a isto…

Turcos? Não sei o que são e o único turco bom é aquele que não me aparece à frente! Porque é que achas que me falta a grelha da frente do Mercedes? Juro que fiquei sem saber se haveria de rir, esboçar um sorriso ou saltar do carro em andamento!!!! Mas ele lá esboçou um tímido sorriso – como quem diz “é a brincar e tal, não é nada”… – e lá seguimos viagem! Aquele homem, com cara de santo em corpo de lutador de Sumo, travou a fundo na avenida em que seguíamos e começou a apontar para o cóccix de uma jovem que atravessava a avenida. Kolara, Kolara dizia ele! E eu, com um grego ainda pouco desenvolvido, obviamente fiquei a saber que Kolara é cóccix em Grego (rabo, para quem não percebeu a piada).

Lá seguimos viagem e eu, face a um pacifista de coração tão grande, arrisquei tudo! Não sei o que me passou pela cabeça mas, assim que tinha acabado de fazer a pergunta, vi Guantanamo, a Síria e outros regiões do mundo em conflito como um bom sítio para se estar…

Vamos a isto…

Então…e a Macedónia!?!!?!? Juro que o pescoço dele se mexeu tipo o da miúda do “Exorcista” e gelei…
– A Macedónia não existe! O que existe é o FYROM (Former Yugoslav Republic Of Macedonia)!!!!
Por esta altura eu devia medir algo abaixo de 1 metro de altura e o gajo não parava de crescer! Eu parecia um liliputiano e o Gulliver ao meu lado ameaçava sair pelo tecto do carro (que, não sendo de abrir, também não parecia grande obstáculo…)

Amanhã? Acordo bem mais cedo e vou de Metro!

Porque há vento e pode ser que chova – 25/8/2016